sábado, 26 de julho de 2014

Cinema de graça e de ótima qualidade!!

Antes de começar a falar sobre o assunto, venho apresentar a todos os leitores do blog a nova parceira aqui do #OsomNaCidade, trata-se da nossa amiga Geneseli Dias, que vai contribuir com assuntos Culturais que rondam nossa cidade e nossas vidas como um todo. Antes de tudo, seja muito bem vinda!

Por Geneseli Dias





O Cineclube Avalovara é uma forma interessante de aproveitar as tardes de domingo em Vitória, a qual sofre ,infelizmente, um monopólio cultural. Além disso, permite a descoberta de uma gama de filmes brasileiros que retratam a realidade do país e fogem do padrão Globo de produção. 


Formado a partir da idealização de três amigos, atuais organizadores do projeto, Saulo Lima, Hacsa Oliveira e Walter Andrade, o Cineclube já completou um ano de existência (com direito a sessão especial e tudo, na qual houve a presença de dois atores que participaram da produção do famoso cineasta pernambucano Kleber Mendonça – O Som ao Redor). A modelo dos Cineclubes da capital do Estado, os parceiros observaram que a cidade interiorana precisava diversificar suas opções de lazer. Voilá!


Para que a ideia se concretizasse, a equipe redigiu um projeto baseado em um edital que o Governo do Estado lança anualmente para incentivar projetos audiovisuais e enviou para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O projeto foi aprovado no 6º Edital do Audiovisial – Funcultura (2012-2013) na categoria Cineclubismo (criação). Mas ansiosos para a estreia do Cineclube, a parceria decidiu iniciar as atividades de forma independente contando com o
O Belo e icônico Teatro Silogeu em Vitória de Santo Antão
apoio do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA), o qual sede o espaço do Teatro Silogeu para as exibições de curtas, documentários e longas.  



Depois desse breve histórico sobre a iniciativa alguém pode estar se perguntando o porquê do nome do cineclube ser Avalovara. Então, para quem não sabe e para os curiosos de plantão, ai vai a resposta: é uma forma de homenagear o vitoriense Osman Lins. Avalovara é um romance que marcou o ápice de sua carreira literária e é considerada uma das 100 obras indispensáveis da literatura brasileira. 
Daí o Cineclube Avalovara. Porém, a priori o nome do CC era Cineclube Trepa-bode”, por ser o trepa-bode um local que todo vitoriense conhece e já passou (melhor Avalovara mesmo, rsrsrs). 


Segundo um dos organizadores, Saulo Lima, "O cineclube tem como objetivo possibilitar que diversas pessoas, das mais diversas faixas etárias, tenham acesso a filmes e a discussão geradas por eles, visto que a cidade não dispõe (ainda) de salas comerciais ou outros cineclubes. O cineclube prioriza a exibição de obras pernambucanas e, quando não, nacionais, filmes que não são facilmente encontradas em salas de cinema de shopping ou locadoras. Mostrar ao público a quantidade de bons filmes que são produzidos aqui."


Olha ai, galera, aproveitem! Ampliem suas visões de mundo. Ainda de acordo com Saulo, o sonho para o futuro é abrir um cinema dedicado a filmes de arte na cidade, alternativo, com estrutura profissional.


 "Enquanto isso não é possível, continuaremos pleiteando tanto o incentivo dos Editais do Audiovisual de Pernambuco (e outros que vierem ao caso), quem sabe até com projetos mais ambiciosos, como também o apoio de outros órgãos que adotem nossa ideia. Também vontade de

incentivar as pessoas a produzirem conteúdo audiovisual, temos uma ideia de abrir um espaço para produtores locais e de regiões próximas. Infelizmente, o Cineclube Avalovara irá dar uma pausa no final de Agosto. É uma pausa necessária para organizarmos as próximas edições do projeto." - Saulo Lima.


Vamos torcer para que esse sonho se concretize e melhore ainda mais a cena cultural da cidade! 



Nota do "Editor":
E só para reforçar o coro, amanhã, dia 27 de Julho vai rolar uma sessão de cinema no Teatro Silogeu promovido pelo Cineclube Avalovara, então vamos marcar com os amigos e desfrutar de mais uma obra cinematográfica, que inclusive já tive o prazer de assistir, e digo, vale MUITO a pena assistir esse filme. Segue o Cartaz do evento de amanhã!

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Olá tudo bem, vamos anunciar nossa cidade visite nosso blog http://cardapiovitoriense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...