sexta-feira, 13 de março de 2015

5 Motivos para Você Ouvir Chico Buarque

Por Raphael Oliveira

Nem só de Rock vive este Blog...

Hoje um post para aqueles que nunca ouviram, ou já ouviram o mestre Chico Buarque de Hollanda, mas que talvez não tenham se convencido da importância da música dele para o Brasil.



Neste post posso até mostrar o quão importante ele é para a MPB brasileira, mas isso não é o suficiente para te fazer gostar do tipo de som que ele faz. Existe vários exemplos que eu posso citar, como Zeca Baleiro (comparação guardada as devidas proporções com o Chico Buarque), muita gente acha legal, o cara tem sua importância pra música Nordestina, faz sucesso, mas... Não me entra, curto no máximo uma música, que é a que todo mundo conhece, só que não me convence, não desce "redondo".

Talvez a mesma sensação que eu tenho com o Zeca Baleiro, você tenha com o Chico Buarque e isso eu não posso mudar, mas com certeza te mostrando alguns pontos interessantes, um algo a mais, um PLUS, você dê a chance para o Chico Buarque que eu ainda não dei para o Zeca Baleiro.

Então deixa de blá blá blá e vamos para os 5 Motivos para se ouvir Chico Buarque:

1 - ENTRELINHAS

O auge da música de Chico Buarque foi no período onde se estava instalada a Ditadura Militar aqui no Brasil, sendo assim conforme os militares iam "fechando" o cerco para as liberdades básicas do cidadão, os artistas vinham sofrendo com os órgãos sensores, o que acaba resultando numa mutilação de obras cinematográficas, teatrais e musicais. Chegou-se até ao absurdo de sair discos (na época vinil) com a faixa censurada riscada de prego, para que a agulha do toca disco não pudesse reproduzir tal faixa do disco. Então foi aí que entrou a genialidade do Chico, ele começa a "burlar" a censura rebuscando suas letras e usando da ignorância dos militares que quando recebiam uma letra como, "...Pai afasta de mim esse Cálice..." eles nunca pudesse associar ao jogo de palavras que o Chico usou, e com apenas uma única mudança na palavra usada na letra da música ela tomaria um sentido totalmente diferente. Deixando de ser uma letra qualquer que cita um trecho da Bíblia, e passando a ser uma frase de protesto contra a censura que assolava o Brasil, "...Pai, afasta de mim esse cale-se..."



G-E-N-I-A-L

2 - VÁRIAS FACETAS

Nem só de protestos é composta a obra musical de Chico Buarque. Um pack especial em comemoração aos 50 anos de carreira foi lançado pela editora Abril, onde cada CD trazia uma dessas facetas de Chico Buarque, então o pack continha os títulos, Chico Buarque O Cronista, O Trovador, O político, O Amante, O Malandro, dentre outros. E em cada disco reunia canções sobre este determinado "estilo".

O mesmo Chico que canta,

"Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão
"

É o mesmo que canta,

"Preciso não dormir
Até se consumar
O tempo da gente
Preciso conduzir
Um tempo de te amar
Te amando devagar e urgentemente

Pretendo descobrir
No último momento
Um tempo que refaz o que desfez
Que recolhe todo sentimento
E bota no corpo uma outra vez
"

3 - O ALTER EGO MULHER DO CHICO

Ele não apenas consegue falar para as mulheres, mas também consegue falar como se fosse uma mulher e o interessante disso é que ele retrata tão bem este lado feminino que realmente você fica na dúvida se determinada música foi escrita por uma mulher ou pelo próprio Chico.

Como não associar isto abaixo a uma mulher determinada de saco cheio de um relacionamento,

"Quando você me quiser rever/ Já vai me encontrar refeita, pode crer/ Olhos nos olhos, quero ver o que você faz/Ao sentir que sem você eu passo bem demais"

E essa mulher totalmente apaixonada,

"Quero ficar no teu corpo
Feito tatuagem
Que é pra te dar coragem
Pra seguir viagem
Quando a noite vem

 ...
 Quero brincar no teu corpo
Feito bailarina
Que logo te alucina
Salta e se ilumina
Quando a noite vem
"

4 - MALANDRAGEM

É de se passar um filme na cabeça quando você ouve certas músicas do Chico, você enxerga personagens, histórias, situações, principalmente quando ele fala da malandragem do brasileiro, não no sentido vulgar da palavra, mas sim no sentido do clássico malandro que se vira para sobreviver num país onde a desigualdade te obriga a dar "seus pulos".

Não tem como não ver na sua frente esse cara,

"Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim

 ...
Eu bem que tenho ensaiado um progresso
Virei cantor de festim
Mamãe contou que eu faço um bruto sucesso
Em quixeramobim
Não sei como o maracatu começou
Mas vou até o fim

...
Não tem cigarro acabou minha renda
Deu praga no meu capim
Minha mulher fugiu com o dono da venda
O que será de mim ?
Eu já nem lembro "pronde" mesmo que eu vou
Mas vou até o fim
"




ou até,

"Chega suado e veloz do batente
Traz sempre um presente pra me encabular
Tanta corrente de ouro, seu moço
Que haja pescoço pra enfiar

 ...
Chega no morro com carregamento
Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador
Rezo até ele chegar cá no alto
Essa onda de assaltos está um horror

...
Olha aí!
Ai o meu guri, olha aí!
"

5 - HARMONIA

Este quinto motivo é mais técnico. Não vou entrar em detalhes, apesar de músico, manjo muito pouco de harmonia, mas para explicar melhor usando exemplos, pois o Chico Buarque, através de sua música consegue te levar para diversos "ambientes", as vezes mais tensos, pesados, arrastados...

 


As vezes calmo, sereno, suave...


As vezes despojados, alegres, parece que a música foi feita no quintal da sua casa...



Enfim, harmonicamente falando, a música, a melodia, pode te levar para vários lugares, para vários momentos e te mostrar tantos outros sentimentos diferentes, essa é a melhor maneira de tentar demonstrar o que é harmonia para quem nunca estudou ou não tem a mínima noção do que se trata.


Acabo esse post lhe dizendo que vale sim a pena ouvir Chico, apresentei só 5 mas poderia te dar mais "N" motivos para isso.

Abraços e até a próxima!





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...