quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Rua Aurora - Poesia, musicalidade e bom gosto.

Por Raphael Oliveira



Eu posso dizer que sou um veterano aqui na cena musical vitoriense? Talvez. Fazendo as contas, a Sexto Ato vai fazer 10 anos que está tocando em eventos, Motofests, Belas Artes, Casa de Shows aqui e na Região como em Gravatá, Bezerros, Pombos e outras. Mas como o assunto não sou eu e muito menos minha banda, venho aqui pra falar de uma grata surpresa que floresceu faz pouco tempo aqui na cidade, essa grata surpresa se chama Rua Aurora.

Sim. Pode não ser o meu gosto musical preferido, ou até o gosto musical preferido da maioria dos amigos que me rodeiam, convivo num ambiente muito mais "Classic Rock", já convivi muito nesse meio MPB quando acompanhei por alguns anos como guitarrista a dupla Dudu e Erika, inclusive já gravei faixas do último trabalho de estúdio deles, tendo contato com seus trabalhos autorais e posso afirmar categoricamente que, a Rua Aurora vem fazendo um trabalho revolucionário no cenário musical Vitoriense, principalmente na relação que tem entre a banda e a maneira como é trabalhada a imagem, divulgação e cuidado com todos os detalhes musicais.

A Rua Aurora mostra que é possível construir uma carreira bem estruturada, partindo de uma cidade do interior e se utilizando de recursos como, redes sociais e uma equipe de mídia digital muito bem preparada (Ensaios ao vivo no Instagram, divulgação de eventos, participação em programas de TV) para se construir uma carreira que aparentemente vai ser longeva e que com certeza vai ultrapassar os limites da cidade.

Essa semana teve o lançamento de sua principal música de trabalho que se chama Por um Triz e vamos falar um pouco sobre a faixa.

Primeiramente trata-se de uma música muito bem gravada, inclusive como guitarrista que sou, destaco os timbres bem interessantes das guitarras e violões na faixa, apesar de ser timbres limpos dá pra perceber o cuidado com a timbragem nos instrumentos, creio que o single foi gravado no Estúdio i7 do amigo Ivalber, conheço o espaço e a qualidade sonora que sai de lá, como os ensaios da Rua Aurora são feitos lá, creio que a faixa foi gravada nesse estúdio e a qualidade impecável da gravação é uma marca registrada desse estúdio.

Ainda sinto falta de uma presença percussiva maior nas músicas da rua aurora, talvez a falta de uma bateria pra dar uma cadência e "pegada" maior nas canções, pra que a "cozinha" da banda fique totalmente alinhada acho que falta isso, já que o baixo é muito bem executado e cumpre muito bem a sua função nas músicas. Falo da presença percussiva pois acredito que em shows maiores, um Cajon pode não dar a massa sonora necessária, então o que é suficiente hoje pode não ser para grandes públicos que eu acredito que a Rua Aurora vai atingir.

Agora destacando o ponto forte da música, a voz de sua vocalista principal e a letra da canção. A música passa exatamente o "clima" que o clipe (visualmente falando) nos passa, uma sensação de aconchego, de um entardecer ensolarado, e ao ouvir a canção é exatamente a isso que ela nos remete, a canção fala de amor sem ser piegas e sem apelar para rimas óbvias ou chavões conhecidos da música popular brasileira, os compositores conseguem ser bem originais e manter uma poesia bastante interessante nos versos como, "Um café frio e um amor quente", "Saudade é o nome do meu cobertor",  "Olhar que diz tudo que se quer dizer". Enfim, um trabalho que além de original é de um ótimo gosto.

Minha experiência musical em Vitória é quase que totalmente com trabalho cover, seja nacional com o Projeto Brasil ou internacional com a Sexto Ato, posso dizer que ver florescer um trabalho autoral me faz acreditar que a cidade tem muito mais pra oferecer, temos a Barreto que faz isso, a Obscurity Tears que faz um trabalho autoral a muitos anos, mas ver isso se renovar, mesmo sendo com estilos musicais tão diferentes, nos faz ter um baita orgulho da cidade e dos músicos que aqui habitam. Inclusive utilizo este canal para já fazer um convite para ter uma entrevista pra ser publicada no podcast O Som na Cidade para que possamos apresentar aos nossos ouvintes essas canções de tão bom gosto, um grande abraço a todos que fazem parte desse projeto e nos encontramos em breve.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...