quarta-feira, 11 de março de 2015

O Rock Nacional de Ontem e de Hoje (Fora do Mainstream)

Por Raphael Oliveira

Nota do Editor: Tem muita gente que fala, que apesar do blog ser brasileiro, por se tratar de uma ideia que nasceu pra falar de uma cena musical de uma cidade em especial, que é a cidade que eu moro (Vitória de Santo Antão) e de um Estado (Pernambuco) nós falamos muito pouco do que é "nosso". Então vamos lá, mas fica a dica de um post daqui mesmo do blog de uma banda, brasileira, nordestina, pernambucana!! Uma banda F*D*!!

Não é dúvida que o Rock Nacional já foi tendência aqui no Brasil, bandas que hoje são marcos do Rock Nacional apareceram, mas como tudo que é popularizado ao extremo, principalmente com a onda New Wave que invadiu o país, foi nessa década que realmente a coisa tomou proporções a ponto de chegar nesse nível...


 

 Os anos 80 era uma época tosca, não sei porque conheço esse tipo de banda, talvez por eu adorar quando passava Chacrinha no Viva, e eu passava horas vendo aquelas tosqueiras. O que era normal na época, hoje nessa geração mimimi seria uma atentado violento aos bons costumes mas isso é tema pra outro post. 

Os nomes das bandas dos anos 80 merece um post a parte, saca só uns exemplos, o troço era GENIAL:

Heróis da Resistencia (Leoni)
Fausto Fawcet e os Robôs Efêmeros (Pasmem, contava com a presença de Charles Gavin dos Titãs, e Dado Villa Lobos da Legião Urbana)
Hanoi Hanoi
Finis Africae
Joe Euthanázia
Kid Abelha e os Abóboras Gigantes
Picassos Falsos


Mas não só dessas tosqueiras vivia o Rock nos anos 80. Essa época nos abriu um mercado onde colhemos bons frutos até hoje, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Lobão, Titãs, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, RPM, Engenheiros do Hawai. Outro marco para o Rock nessa época foi o próprio Rock In Rio 85 que mostrou pra grande massa (leia-se Rede Globo) que no Brasil existia sim um público que curtia música boa.

Mas quero chamar atenção para pontos fora do "mainstream", como eu falei, os Anos 80 foi o BOOM, a popularização de todo um estilo que já vinha sendo muito bem representado inclusive na
 década de 60 e 70... Querem exemplos?

Bacamarte - (Puta Banda! Progressivão! Instrumental preciso, rock n roll de primeira qualidade)

 

Patrulha do Espaço - (Formada para ser banda de apoio de Arnaldo Baptista quando saiu dos Mutantes, faziam um som pesado pra época)




Bixo da Seda - (Qualquer semelhança com o Stoner Rock não é mera coincidência)

 

Terreno Baldio - (Uma de minhas preferidas, instrumental caprichado)



Ronnie Von - (SIMM!! Esqueçam o Príncipe da Jovem Guarda, ele já teve uma fase psicodélica, e que fase!)



Essas bandas citadas acima são pontos totalmente fora do eixo, com exceção do Ronnie Von, que nessa época que começou a tocar coisas mais psicodélicas perdeu vários contratos pois deixava de ser o garotinho da Jovem Guarda e passava a ser um maluco, fazendo música para outros malucos.

Esses artistas tiveram seus momentos mas não atingiram um grande público, isso não fazem deles piores do que nenhuma banda que se mantiveram fazendo música até hoje, eles acreditavam num som, num estilo e seguiram em frente até o fim acreditando no som que faziam. Isso tem seu lado bom e seu lado ruim pois os mesmo Titãs que numa época cantavam Bichos Escrotos, são os Titãs que estavam cantando "Enquanto houver sol, ainda haverá saída..." sei lá acho que até o nome da banda meio que perdeu o sentido...Tentaram voltar a fazer um som mais "visceral" como eles mesmo disseram sobre o último álbum Nheengatu mas sinceramente não convenceu muito.

Hoje em dia, dizem as más línguas que o Rock Brasileiro morreu, mas também estão querendo pegar como parâmetro bandas como NXZero, Malta, Pitty, Fresno e etc... Putz aí realmente fica difícil, afinal só se essas bandas se esforçarem muito conseguem fazer algo um pouco parecido com Rock.

Para não deixar apenas com falácias, vou tentar trazer algumas pequenas dicas de bandas que HOJE fazem um ótimo som e que mostram que o Rock Nacional não morreu, apenas não está nos holofotes.

Dr. Sin - (Lançando disco novo em 2015 chamado Intactus, nem precisam de apresentações, Ardanuy e irmãos Busic em plena forma)


Lenzi Brothers (Sou muito fã desses caras, Rock sem frescura e de ótima qualidade um Power Trio de respeito)



Bula ( Lançando disco recentemente, me surpreendi com esse Power Trio, formado por dois ex-integrantes do Charlie Brown Jr. Marcão e Pinguim, e por uma baixista, Lena Papini, vejo um bom potencial mas precisam esquecer do CBJ e lembrarem de fazer um som com a cara deles, e também nas apresentações ao vivo o Marcão tem deixado a desejar nos vocais, mas ainda estou querendo ouvir mais coisas dessa banda)


Anjo Gabriel (Representante Pernambucano dessa lista, esses caras hoje tão fazendo aqui em Recife o que o Ave Sangria fez na década de 70, Que SOM!! Que SOM!! As vezes quando estou ouvindo esses caras me sinto em Woodstock)



Espero que tenham gostado e deem uma chance pro Rock Nacional mostrar que ainda se produz coisas que ainda possam te surpreender. Enjoy!!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...