sexta-feira, 13 de novembro de 2015

5 Motivos para você ouvir Funk!!! - É sério...

Por Raphael Oliveira


Clique aqui ->:

Lógico que não estou falando deste tipo de funk que você está pensando!!! Aliás, acho que você só entrou pra ver se não tinha lido algo errado, ou se eu tinha escrito alguma coisa errada. Nem um nem outro vamos falar de...

Funk de Verdade!!!

Bem, vamos ao que interessa. Estou falando de Funk sim!! O verdadeiro Funk!! Mas não só de James Brown sobrevive o funk americano, apesar de que um James Brown de vez em quando não mata ninguém.


 


1° - Funk enquanto expressão histórica/artística.

O ritmo nasceu na segunda metade da década de 60, uma mistura de soul, jazz, rhythm and blues e do rock psicodélico! Semanticamente, a palavra Funk, nos primórdios era usada de forma ofensiva e fazia referencia a um forte odor, sinceramente não sei dizer se usaram de forma pejorativa, pois o funk é um ritmo que nasceu dentro dos guetos afro-americanos, então foi um ritmo basicamente feito e popularizado por negros norte americanos.

2° Funk e Psicodelia!

 

Final dos anos 60 e início dos anos 70 a geração Flower Power com o discurso politizado e a vida cada vez mais lisérgica  tinha esse psicodelismo marcado no tipo de som que se ouvia, com o estouro do Funk, bandas como Funkadelic, Sly & The Family Stone e até mesmo Jimi Hendrix tinha em seus repertórios a influência da música negra, que se traduzia numa mistura de rock n roll setentista, lisérgico e com uma pitada do balanço tradicional do Funk.

3° Earth, Wind and Fire.

Sim, eles merecem um tópico a parte, para mim o Earth, Wind and Fire é a expressão máxima da música negra americana, tudo de bom que existia na época, R&B, Soul, Funk, balanço, malemolência, pegada! É impossível ouvir sem se balançar na cadeira.

 
 


4° Funk dentro das boates vira Disco.

O funk nascido nos guetos vira febre mundial. É incorporado ao funk alguns elementos eletrônicos a batida mais sincopada ganha ainda mais balanço, roupas extravagantes, luzes, efeitos especiais, boates, casas de dança especializadas em Funk/Disco fazem sucesso, com isso o ritmo se populariza de vez e deixa um legado para a posteridade.



5° Funk/Disco no Brasil.

Esse post nasceu de uma onda retrô que eu estou vivendo, tudo começou com uma lista 70's que comecei a ouvir despretensiosamente no Spotify e de repente aquilo foi me lembrando coisas que eu nunca vivi. Deixa eu explicar direito. Sabe aquela sensação de nostalgia que te pega de vez em quando, mas como você pode ser nostálgico de um ambiente ou época que nunca viveu? Nasci no final dos anos 80, então como posso me lembrar com tanta nostalgia dos anos 70? 
Essa onda que aqui no Brasil foi chamada de Disco/Discoteca foi retratada pela Rede Globo pela novela Dancing Days e mais recentemente pela novela Boogie Oogie.




Let's Dance!!!


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...