quarta-feira, 13 de abril de 2016

Resenha (Clássicos): Paul Mccartney/Wings - Band On The Run (1973)


Por Raphael Oliveira

Há Exatos 39 anos, o disco Band On The Run dos Wings chegava ao topo das paradas norte-americanas e se tornava o disco mais importante, talvez até hoje, dos Wings, que é primeira banda do Paul Mccartney Pós-Beatles.

Com o fim dos Beatles era inegável que a criatividade dos não tão garotos de Liverpool ainda estava em alta, vide o álbum TRIPLO do George Harrison (All Things Must Pass), os discos posteriores do John Lennon junto com Yoko Ono, e neste caso, Paul Mccartney que lançou de 1970 até 1973 nada mais nada menos que 5 discos! Era muita criatividade.

A ideia para o Band On The Run era a seguinte, Paul queria gravar este disco num lugar exótico, inclusive por muito pouco este disco não acabou sendo gravado aqui no Brasil, só de pensar nisso e no sucesso que se tornou este álbum fico muito triste por não ter se concretizado essa ideia de vir para cá gravar, e sinceramente depois dos acontecimentos e incidentes que aconteceram durante a gravação, talvez Sir Mccartney tenha se arrependido de não ter vindo pra cá.

A cidade escolhida para a gravação foi Lagos, na Nigéria. Só para começar dois integrantes da banda desistiram de última hora e acabaram pedindo pra sair da banda, então o disco foi quase gravado inteiramente por Paul e Linda Mccartney, que dividiram os vocais, pianos, teclados, baterias, violões e guitarras, pra dividir essa responsabilidade com o casal tinha apenas o Denny Lane, que tocava tanto nos Wings quanto na banda Moody Blues.

Mas o perrengue não acaba por aí, numa noite pelas ruas de Lagos Paul e Linda foram assaltados por ladrões armados com facas e nesse assalto perderam fitas demos, letras de músicas e objetos pessoais. A qualidade do estúdio era bastante questionável, os equipamentos não eram os melhores e também as condições do local não era das melhores, chegando ao ponto do Paul ser retirado de dentro do estúdio porque estava passando mal com o calor, chegando até a desmaiar.

Apesar de todas essas dificuldades temos um disco definitivo para a história do Rock mundial. Canções como a própria Band on The Run que abre o disco, Jet que é tocada por Paul até hoje nos seus shows. Bluebird é uma clara referencia a famosa canção composta na época dos Beatles, Blackbird, e que consegue ser tão bela quanto a sua antecessora.

Um destaque especial para este disco é a música Mamunia que é uma prova da influencia do local na gravação do disco, pois ela faz referencia a ritmos africanos, misturado com o toque pop do senhor Mccartney, a música é um ponto alto do disco.

Let me Roll It, Ms Vanderbilt, No Words... O disco parece uma coletânea, tamanha a quantidade de clássicos que ele contém. Fica a dica deste ótimo disco, que pra mim é um disco obrigatório pois revela um cuidado nas gravações, composições e contando com os elementos complicadores fica até difícil de acreditar que um disco tão bem feito foi produzido num ambiente tão turbulento.

Até a próxima!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...