segunda-feira, 12 de setembro de 2016

11 de Setembro e a música. (15 anos depois)



Por Raphael Oliveira -

Todo mundo lembra o que estava fazendo naquela manhã de 11 de Setembro de 2001 quando a programação de todas as televisões do mundo pararam para mostrar o maior ataque terrorista de todos os tempos. Não vou repetir números, dados, imagens e muito menos detalhes que todo mundo revive a cada "aniversário" da tragédia.

Voltar ao passado, para aquele fatídico dia é reviver todas as emoções sentidas durante todo o decorrer daquelas longas horas em frente a TV, homenagens foram feitas depois do ataque, inclusive homenagens musicais, Paul Mccartney chegou a declarar que toda música sobre o 11 de Setembro feita por alguém que não vivenciou o momento seria mero oportunismo, polêmicas a parte, antes de falar sobre alguns artistas que dedicaram algumas canções do seu repertório para aquele dia, podemos falar de algumas curiosidades que marcaram o 11 de Setembro.

Primeiro vamos falar do disco do Dream Theater que foi lançado NO DIA dos ataques. O nome do disco é Live Scenes From New York e já seria de se assustar com a coincidência do nome, porém o destino ainda reservou tons mais sombrios para estes tristes fatos. A capa do disco trás a representação do espaço aéreo da região de Manhattan e mostra as Torres Gêmeas envoltas em chamas. Lógico que depois dos acontecidos a capa do disco foi alterada para uma versão sem esses detalhes descritos.

Uma outra curiosidade é que as rádios norte americanas pararam de transmitir músicas e tiveram a sua programação ocupadas por informativos, transmissões ao vivo direto de Nova York e até divulgação de vítimas, pontos de apoio a feridos e etc. As poucas rádios que continuaram apresentando uma programação musical, deixaram de tocar músicas como Highway To Hell, Sunday Bloody Sunday que eram músicas com tons "negativos" para aquele momento, um órgão governamental chegou a enviar uma lista com 1200 músicas para as rádios, que eram "inapropriadas" para aquele momento. Você pode conferir a lista aqui.

Como falado anteriormente, várias músicas foram feitas em homenagem ao 11 de Setembro e as suas vitimas, músicas normalmente cheias de patriotismo, artistas como o já citado Paul Mccartney que lançou a música Freedom que era uma música que fala sobre os sentimentos vividos naquele dia. Paul estava em Nova York no dia dos atentados e presenciou toda aquela loucura dos acontecimentos que marcaram o mundo ocidental, a música foi escrita um dia após os atentados.

Outro artista que prestou sua homenagem aquele as vítimas daquele dia foi o norte americano Bruce Springsteen, ele lançou a musica The Rising, como já de costume inclusive em outras canções, ele trás um tom de esperança e de que tudo vai se reerguer dentre as cinzas, a música estreou em primeiro lugar na Billboard no ano de 2002, na verdade o disco inteiro conta com a "temática" 11 de Setembro.

Neil Young também tocou no assunto na sua música Let's Roll, o nome da música foi inspirada em uma frase dita por Todd Beamer, um dos passageiros a bordo do voo 93 da United Airlines, que foi o avião que caiu na Pensilvânia, dentro do avião se formou um motim dos passageiros contra os terroristas que tinham sequestrado a aeronave, “Are you ready, guys? Ok, let’s roll”, foi a última frase dita por Beamer aos outros passageiros, a frase pôde ser ouvida durante a gravação de uma ligação da torre de controle para os passageiros do voo, investigadores dizem que o avião seria direcionado para a Casa Branca.

A banda punk Ratos de Porão em 2003 lançou a música Próximo Alvo e em tom de crítica trouxe o assunto a tona e a letra que questionava o governo norte americano, "Qual será o próximo alvo da América? Qual será o próximo alvo na América?"

A banda teve algumas críticas quanto a música mas nada que o líder João Gordo já não tivesse acostumado, eu lembro que o clipe foi muito executado na MTV e talvez a cicatriz do tema ainda estivesse muito aberta para ser tocada, porém foi uma crítica muito bem feita, inclusive na animação apresentada do clipe onde mostra imagens de George W. Bush.

Para fechar esse pequeno "especial" sobre o 11 de Setembro e a música, trago o caso da banda Explosions in The Sky (Explosões no Céu). É uma banda de post-rock que lançou o seu segundo disco uma semana antes do atentado, o disco com o nome Those Who Tell the Truth Shall Die, Those Who Tell the Truth Shall Live Forever (Aqueles que falam a verdade devem morrer, Aqueles que falam a verdade devem viver para sempre), boatos chegaram a dizer que o disco foi lançado no dia do ataque terrorista, mas foi desmentido pela gravadora. A capa do disco também trás tristes coincidências, a arte mostra uma imagem de um anjo sendo iluminado por um avião e pra completar a polêmica, a primeira música do disco tinha por título Greet Death (Cumprimentar a Morte), alguns jornalistas chegaram ao cúmulo de ligar a banda aos ataques terroristas. A polêmica ainda veio a tona depois de 10 anos dos ataques, a banda anunciou uma apresentação que aconteceria em Nova York exatamente no dia 11 de Setembro de 2011, o cartaz que anunciou o show não soou nada "amigável" para a data. "Explosions in The Sky, Sept 11, New York".

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...